terça-feira, 28 de abril de 2015

protozoários: amebíase, doença de chagas e malária

Os protozoários são organismos vivos, eucariontes e unicelulares. Juntamente às algas, eles formam o Reino Protista. Esses seres são importantes, pois muitos causam doença ao homem. Ao conhecermos esses organismos, podemos entender melhor sobre o tratamento e prevenção dessas doenças.
A malária é causada pelo protozoário chamado Plasmodium. No Brasil, três espécies estão relacionadas com essa doença em seres humanos: o P. vivax, P. falciparum e P. malariae. Essa doença afeta muitas pessoas pelo mundo todo ano, principalmente em regiões tropicais, como a nossa. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as estimativas são de que 40% da população do mundo esteja exposta à malária e que mais de 1 milhão morra todo ano.
A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles
A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles
A malária é transmitida graças à picada de um mosquito do gênero Anopheles, mas somente a fêmea transmite a doença. Esse mosquito é conhecido popularmente pelo nome de mosquito-prego e carapanã. Esses mosquitos têm hábito noturno, por isso são importantes medidas preventivas na hora de dormir, como o uso de mosquiteiros e telas nas janelas. Além disso, faz-se necessário também o uso de repelentes, bem como a eliminação dos criadouros do mosquito.
Dentre as doenças causadas por protozoários, podemos citar a malária, amebíase, doenças
 de Chagas, giardíase e leishmaniose visceral.
A doença de Chagas é uma doença muito conhecida causada por um protozoário chamado Trypanosoma cruzi. A sua transmissão ocorre principalmente por meio dos triatomídeos, também chamados de barbeiros, mas pode ocorrer também por transfusão de sangue, durante a gestação, transplante de órgãos etc. A doença pode ser assintomática nos primeiros anos, manifestando-se muitos anos depois da infecção, sendo que o órgão mais afetado é o coração. Para evitar a doença, é importante controlar a reprodução do barbeiro e proteger a casa com portas, telas e janelas. Os barbeiros geralmente são encontrados em frestas de casas de taipa, sendo assim, investir em habitação também é uma medida profilática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário